visitantes

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Lembram-se da minha amiga?

Hoje tive notícias da minha amiga. A tal amiga que estava num lar depois de lhe ter dado um AVC. Lembram-se?
Pois ela continua internada no mesmo lar. A sua saúde é cada vez mais fraca.
Está medicadam pois além da doença que originou o seu internamento, também tem que fazer hemodiálise o que a tem deitado abaixo.
Custa-me muito ir vê-la. Já pouco me conhece. Aquela vontade que eu tinha de ser uma versão da Madre Teresa já se apagou.
Faltou-me a coragem; o sofrimento daqueles que se encontram em lares, por muito bom que pareçam ser, não há desculpa para aqueles que por este motivo ou por outros, descarreguem de cima dos seus ombros, aquelas que outrora deram muito daquilo que podiam , sacrifícios , trabalhos penosos que só eles sabiam fazer.
Hoje, não têm visitas, não conhecem a família, não conhecem os amigos, não conhecem os vizinhos que moravam porta com porta.
Tudo isto me entristece.
Estão numa sala com uma televisão em altos gritos, uns dormitam o dia todo, outros com os olhos muito esbugalhados e vidrados não estão lá.
Gostava de saber no que eles pensam até acabar o dia, porque no dia seguinte será o mesmo.
Gosto de falar com a menina Ana e com a menina Ivone-
Digo meninas porque são autênticas meninas apesar de terem ultrapassado a casa dos 80.

Riem-se comigo mas não sei se elas me entendem.
Sinto-me bem falando com elas.

A minha vizinha não me conhece, e que amigas que éramos!
Já tem oitenta e tal anos!
Mas se não fosse a doença ...

Ultimamente tenho ido menos vezes visitá-la, não é que me não lembre dela, mas custa-me vê-la naquele estado!
Quem me lê não tem nada a ver com isto, mas apenas um conselho: amem os vossos velhos, mas atenção, não lhes chamem velhos porque eles não gostam!
Até a uma próxima oportunidade.
Esta vossa amiga,
Maria

Nenhum comentário: